Uma
criança de 3 anos pensaria assim de si mesma:
“-
Como é gostoso ter 3 aninhos! Posso correr depressa, ás vezes mais depressa que
minha mãe. Posso subir nas árvores e até nas prateleiras mais altas da cozinha.
C0nsigo pular num pé só. Consigo construir com blocos, dobrar papel, pendurar
objetos nos lugares e desenhar algumas coisas. Gosto de brinquedos de moldes,
contas e brinquedos de lata. Gosto de desmontar coisas – só pra ver o que tem
lá dentro. Sei guardar brinquedos, mas geralmente gosto que outra pessoa me
ajude. Gosto de conversar e fazer um montão de perguntas.”
Nesta
fase a criança aprecia e precisa de livros de figuras que ajudarão a distinguir
os objetos que constituem um mundo, pois está começando a desenvolver “imagens
mentais”, a visualizar mentalmente as coisas que são mencionadas.
Está
pronta para brincar com as crianças, não somente perto delas. (mais de 4 anos).
Desenvolvimento Físico:
ü Ela
está crescendo rapidamente, tem muitas energias (planeja atividades com
movimento).
ü Adoece
com facilidade (mantém o ambiente sadio)
Desenvolvimento Mental, emocional e
social:
ü É
muito curiosa e sensível.
ü Já
toma decisões. (ofereça oportunidades para que investigue sobre as maravilhas
de Deus).
Desenvolvimento Espiritual:
ü É
confiante e imitador. (O professor deve ser exemplo de confiança e fé em Deus)
(*Com 4 anos a criança pode ter um
relacionamento pessoal com Deus se você souber guiá-la, sempre em oração.)
Para trabalhar com essa classe é
necessário:
·
Atenção: 5 a 10 minutos. Várias
atividades por aula.
·
Memória: aprende de tudo. Gosta de ouvir
a mesma história. Percebe detalhes.
·
Imaginação fértil gosta de dramatizar.
·
História: repetir de 2 a 3 vezes. Usar
visuais diferentes.
·
Versículo: 1 por mês, com visual,
desenhado, no varal, vareta, flanelógrafo, molde vazado.
·
Trabalho de fixação: quebra-cabeça,
molde vazado, colagem, colorir, recortar, montar, dobraduras (barco, balão).
·
Material ilustrativo: flanelógrafo,
tabuleiro de areia, bonecos e bichinhos, fantoches, cartazes, livros de
gravuras.
·
Cânticos: de acordo com a lição,
ilustrados.
·
Mobília: mesa com cadeiras, na altura
das crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário