Crianças 5 e 6 anos
Há
algumas características que são comuns nas crianças desta faixa etária e nos
ajudam a conhecer melhor nossos alunos. Vamos considerar tais características
e, também, como podemos usá-las em nosso planejamento de ensino.
Características
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Como usá-las
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São
ativas
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Providenciar
várias atividades para que as crianças possam mudar de uma para outra, sem
ficar cansadas.
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Tem
pouco poder de concentração
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Histórias,
cânticos, jogos, atividades, precisam ser curtos e do interesse das crianças,
para que elas não disperse a sua atenção. (1 min/cada ano)
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São
curiosos
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Proporcionar
atividades que as crianças possam usar seu senso de investigação e
curiosidade. Proporcionar experiência com água, tinta e barro. Planejar
contato com a natureza, dentro e fora da sala.
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Tem
vocabulário limitado
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Usar
sempre palavras que as crianças compreendam. Nas histórias, cânticos,
conversas, estejam certas que as crianças podem entendê-las.
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Gostam
de conversar
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Os
professores precisam ouvir a criança. Ao fazer perguntas as crianças esperam
ouvir respostas que sejam verdadeiras. Precisamos compreender realmente esta
característica das crianças para poder ajudá-las.
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Estão
exercitando os músculos maiores. Tem pouco controle dos músculos menores.
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Proporcionar
experiências para que a criança possa correr pular. Para desenho dê sempre
papel grande e lápis grande também.
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Gostam
de “fazer de conta”
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Dar
oportunidade para que a criança possa dramatizar ou “fazer de conta”,
brincando de casinha, de gente grande, etc.
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Gostam
de música
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Tenha
sempre música na sala. Cante com as crianças sempre que tiver oportunidade.
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Entendem
linguagem simples.
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Nunca
usar símbolos. Por isso, cânticos, histórias, figuras e orações não devem
conter símbolos e, sim linguagem simples.
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Gostam
de brincar
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Brinque
e trabalhem com as crianças através do brinquedo elas devem ter oportunidade
de praticar o viver cristão. Providencie material para as brincadeiras.
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Gostam
de ajudar
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De
tarefas que podem cumprir, e use frases de aprovação para que as crianças
possam se sentir úteis. Gostam de ser incentivadas a fazer algo para ajudar.
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Cansam
facilmente
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Intercale
períodos de atividades mais lentas com outras mais ativas. De tempo para que
possam descansar.
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Crianças nesta idade gostam muito de
ouvir historia. Aproveite, então, pois a história é um dos métodos mais
eficazes do ensino. A história bem contada ajuda sempre a transmitir aquilo que
queremos ensinar e as vezes temos dificuldade de transmitir às crianças. Elas conseguem
prestar mais atenção na historia quando estão em grupos pequenos. Elas gostam
também de fazer descobertas. Aprendem através dos cincos sentidos. São muito
curiosas e devem ter oportunidade de satisfazer esta curiosidade, mas cuidado
para que não se machuquem.
Gostam demais de brincar com água. Isto ajuda a criança a desenvolver seu senso de tato, além de ser uma boa terapia para crianças com tensões. Trabalhando e brincando juntas também ajuda a criar bons hábitos.
Participar de jogos é uma boa maneira de integração do grupo, e são muito divertidas para as crianças dessa idade. Através das brincadeiras as crianças poderão se relacionar melhor aprendendo a dividir seus brinquedos, a aceitar as outras crianças como parte do grupo, etc.
Para trabalhar com essa classe é necessário:
·
Atenção: 10 a 20 minutos.
·
Muita energia. Explorar os sentidos e
aparelho motor. Gosta de ter responsabilidade.
·
Música: gosta de ritmo – bandinha,
corinhos movimentados com visual. Cânticos de acordo com a história: 1 a cada
lição.
·
Trabalhos de fixação: alinhavos,
encaixes, quebra-cabeça, recortes, colagem, modelagem (massa e argila),
pintura, dobradura, desenho, bonecos de sucata, blocos, mobília de caixa de
fósforo (bíblia).
·
História: usar flanelógrafo, cartazes,
bonecos, mímica, dobradura, fantoche, marionetes, cineminha, slide, vareta,
quadro de pregas, giz e quadro negro/branco.
·
Versículo: ilustrados, 1 a cada lição:
pequenos e simples. Explicar o significado.
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Dramatização: a criança gosta do “faz de
conta”, dramatizar a história como fixação.
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