quarta-feira, 18 de abril de 2012

O Ensino por faixas etárias


Crianças de 7 a 8 anos

Características Físicas
Como eles são
Como você pode ajudá-los
Crescimento muscular rápido
Providencie atividade, de modo que dêem vazão à sua energia.
Cansam-se facilmente
Alterne períodos quietos e de atividades.
Preferem fazer, do que prestar atenção.
Providencie atividades em que eles participem.
Gostam de construir
De oportunidades de trabalharem nos “projetos de mesa.”
Os músculos estão se desenvolvendo vagarosamente.
Não espere trabalho minucioso por um período longo de tempo.
Sentidos aguçados
Use experiências sensoriais no ensino.
Sujeitos a doença
Providencie um ambiente limpo e arejado e esteja de sobreaviso quanto às doenças de crianças, como sarampo, etc.

Características Mentais
Como eles são
Como você pode ajudá-los
Estão aprendendo a ler.
Estimule-os a ler o livro do Aluno e versículos simples.
Gostam de escrever.
De oportunidades de copiarem versículos, etc.
São imitadores.
Ensine-os a imitar o que há de bom nos caracteres bíblicos.
Desenvolvendo poderes do raciocínio
Ajude-os a resolver seus próprios problemas.
Período de atenção em expansão (5 a 15 minutos)
Divida a hora em três partes com atividades variadas.
Gostam de fatos e fantasias
Use ambos, mas faça distinção entre eles.
Limitada capacidade de se expressar
Ajude-os a se expressarem em grupo.
Tem boa memória
Cumpre as promessas e anime-os a decorar.

Características sociais
Como eles são
Como você pode ajudá-los
Gostam de brincar com os outros
Providencie atividades em grupo.
Comunicativos
Providencie oportunidades de falarem.
Desejam ser crescidos.
Evite a palavra “pequena”.
Gostam do sexo oposto
Tenha meninos e meninas na mesma classe.
Respeitam autoridades
Seja digno do respeito deles.
Inclina-se a ser egoísta
Ensinem-os a pensar-nos outros
Desejam amizades íntimas
Apresente Cristo como o melhor amigo.
Em geral, são cooperadoras
Encoraje-os trabalhar em grupos.
Gostam de atividades em que haja e em que não haja competição.
Cumpre as promessas e anime-os a decorar.

Características Emocionais e Espirituais
Como eles são
Como você pode ajudá-los
Emocionalmente imaturos imprevisíveis.
Não espere muito por causa do tamanho. Ensine-os dentro da sua capacidade de agir.
Animam-se facilmente
Providenciar um ambiente controlado.
Rebela-se contra exigências pessoais.
Ensine obediência por sugestão.
Bondosos
Ensine-os a expressar sua bondade.
Impacientes – tem tudo de ser agora
Encoraje-os a esperar para cooperar e use sua contribuição no lugar apropriado.
Tem medo de muita coisa
Ajude –os a se sentirem seguros.
Poderão sentir-se acanhados diante de um grupo
Louve-os por aquilo que fizerem.
Gostam da Escola Dominical
Mantenha essa atitude
Tem fé na oração
Crie orações improvisadas e uma aceitação da resposta de Deus.
Tem o sentido do sobrenatural
De ênfase as maravilhas que realmente aconteceram.
Desejam ser bons
Ensine o certo e o errado e dê ênfase à capacidade de Cristo para ajudá-los a ser bons.
Sensíveis ao amor.
Mostre amor e dê ênfase ao amor de Cristo.
Curiosos quanto ao céu e à morte
Explique-os de maneira simples e breve.
Podem estar prontos para aceitar a Cristo.
Esteja apercebido desse fato e saiba como levar a criança a Cristo.

Para trabalhar com essa classe é necessário saber:
·         Corpo: irrequieta, ativa, impaciente, deseja aprovação. Prefere fazer a prestar atenção.
·         Cooperativa e comunicativa: Trabalho em grupo.
·         Mente: atenção de 10 a 20 minutos. Gosta da realidade e fantasia. Boa memória.
·         Incentivada a ler a Bíblia e decorar versículos. Gosta de heróis.
·         Métodos: concursos, exercícios escritos, jogos bíblicos, estudo em grupo, perguntas, cartazes, gincanas, palavras cruzadas, quebra cabeça, etc.
·         Cânticos: de acordo com a história, visuais.
·         Versículos: 1 por lição. Ler diretamente na Bíblia. Usar visual, desenhado, cantando, molde vazado.
·         Trabalhos de fixação: exercícios escritos, palavras cruzadas, dobraduras, recortes e montagem, pintura e desenho, sucata.

Nenhum comentário: