Crianças de 7 a 8 anos
Características Físicas
Como eles são
|
Como você pode ajudá-los
|
Crescimento
muscular rápido
|
Providencie
atividade, de modo que dêem vazão à sua energia.
|
Cansam-se
facilmente
|
Alterne
períodos quietos e de atividades.
|
Preferem
fazer, do que prestar atenção.
|
Providencie
atividades em que eles participem.
|
Gostam
de construir
|
De
oportunidades de trabalharem nos “projetos de mesa.”
|
Os
músculos estão se desenvolvendo vagarosamente.
|
Não
espere trabalho minucioso por um período longo de tempo.
|
Sentidos
aguçados
|
Use
experiências sensoriais no ensino.
|
Sujeitos
a doença
|
Providencie
um ambiente limpo e arejado e esteja de sobreaviso quanto às doenças de
crianças, como sarampo, etc.
|
Características Mentais
Como eles são
|
Como você pode ajudá-los
|
Estão
aprendendo a ler.
|
Estimule-os
a ler o livro do Aluno e versículos simples.
|
Gostam
de escrever.
|
De
oportunidades de copiarem versículos, etc.
|
São
imitadores.
|
Ensine-os
a imitar o que há de bom nos caracteres bíblicos.
|
Desenvolvendo
poderes do raciocínio
|
Ajude-os
a resolver seus próprios problemas.
|
Período
de atenção em expansão (5 a 15 minutos)
|
Divida
a hora em três partes com atividades variadas.
|
Gostam
de fatos e fantasias
|
Use
ambos, mas faça distinção entre eles.
|
Limitada
capacidade de se expressar
|
Ajude-os
a se expressarem em grupo.
|
Tem
boa memória
|
Cumpre
as promessas e anime-os a decorar.
|
Características sociais
Como eles são
|
Como você pode ajudá-los
|
Gostam
de brincar com os outros
|
Providencie
atividades em grupo.
|
Comunicativos
|
Providencie
oportunidades de falarem.
|
Desejam
ser crescidos.
|
Evite
a palavra “pequena”.
|
Gostam
do sexo oposto
|
Tenha
meninos e meninas na mesma classe.
|
Respeitam
autoridades
|
Seja
digno do respeito deles.
|
Inclina-se
a ser egoísta
|
Ensinem-os
a pensar-nos outros
|
Desejam
amizades íntimas
|
Apresente
Cristo como o melhor amigo.
|
Em
geral, são cooperadoras
|
Encoraje-os
trabalhar em grupos.
|
Gostam
de atividades em que haja e em que não haja competição.
|
Cumpre
as promessas e anime-os a decorar.
|
Características Emocionais e
Espirituais
Como eles são
|
Como você pode ajudá-los
|
Emocionalmente
imaturos imprevisíveis.
|
Não
espere muito por causa do tamanho. Ensine-os dentro da sua capacidade de
agir.
|
Animam-se
facilmente
|
Providenciar
um ambiente controlado.
|
Rebela-se
contra exigências pessoais.
|
Ensine
obediência por sugestão.
|
Bondosos
|
Ensine-os
a expressar sua bondade.
|
Impacientes
– tem tudo de ser agora
|
Encoraje-os
a esperar para cooperar e use sua contribuição no lugar apropriado.
|
Tem
medo de muita coisa
|
Ajude
–os a se sentirem seguros.
|
Poderão
sentir-se acanhados diante de um grupo
|
Louve-os
por aquilo que fizerem.
|
Gostam
da Escola Dominical
|
Mantenha
essa atitude
|
Tem
fé na oração
|
Crie
orações improvisadas e uma aceitação da resposta de Deus.
|
Tem
o sentido do sobrenatural
|
De
ênfase as maravilhas que realmente aconteceram.
|
Desejam
ser bons
|
Ensine
o certo e o errado e dê ênfase à capacidade de Cristo para ajudá-los a ser
bons.
|
Sensíveis
ao amor.
|
Mostre
amor e dê ênfase ao amor de Cristo.
|
Curiosos
quanto ao céu e à morte
|
Explique-os
de maneira simples e breve.
|
Podem
estar prontos para aceitar a Cristo.
|
Esteja
apercebido desse fato e saiba como levar a criança a Cristo.
|
Para trabalhar com essa classe é
necessário saber:
·
Corpo: irrequieta, ativa, impaciente,
deseja aprovação. Prefere fazer a prestar atenção.
·
Cooperativa e comunicativa: Trabalho em
grupo.
·
Mente: atenção de 10 a 20 minutos. Gosta
da realidade e fantasia. Boa memória.
·
Incentivada a ler a Bíblia e decorar
versículos. Gosta de heróis.
·
Métodos: concursos, exercícios escritos,
jogos bíblicos, estudo em grupo, perguntas, cartazes, gincanas, palavras
cruzadas, quebra cabeça, etc.
·
Cânticos: de acordo com a história,
visuais.
·
Versículos: 1 por lição. Ler diretamente
na Bíblia. Usar visual, desenhado, cantando, molde vazado.
·
Trabalhos de fixação: exercícios
escritos, palavras cruzadas, dobraduras, recortes e montagem, pintura e
desenho, sucata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário