Desenvolvimento físico
ü É
uma bola de atividades. Já acorda de manhã com muita energia, entusiasmo e
curiosidade.
ü Tem
uma facilidade de linguagem.
ü Critério
e autocontrole limitados.
ü Seus
músculos crescem rapidamente e está pronto para usá-los levantando e
carregando, puxando e fazendo força para mover objetos grandes e pesados.
Desenvolvimento Intelectual
ü Aprende
depressa. Ele adora ver e ouvir coisas novas, mas ainda gosta de tocar, provar
e cheirar tudo. Devemos induzi-la a usar todos os sentidos.
ü Aprende
através da experimentação e está desenvolvendo a imaginação.
ü Gosta
de “fingir” que é adulto, que está comendo alguma coisa gostosa.
ü Gostam
de gravuras simples, sem muitas linhas e detalhes, gravuras que representem o
que ele conhece (família, lar, amigos...). Consegue apontar coisas e pessoas
nas gravuras e dizer seus nomes.
ü Não
pode forçá-la a falar, mas pode conversar com ela, cantar para e com ela.
ü Gosta
de repetição, rima e ritmo.
ü Ouve
com atenção e concentra-se por dois ou três minutos.
ü Seu
raciocínio e a memória não estão desenvolvidos, e suas experiências são
limitadas.
ü Não
tem noção do tempo.
ü Já
pode sentir alegria, exaltação e afeição.
ü Sente
medo e pode demonstrá-lo chorando, tremendo, fugindo ou ficando quieto e
rígido.
ü Aprende
com mais facilidade se o professor.
Para trabalhar com essa classe é
necessário:
·
Conseguir sua atenção antes de falar.
·
Falar diretamente com ele (ajoelha-se ou
sente-se em uma cadeira baixa para que seja fácil os olhos se encontrarem).
·
Usar um tom calmo, agradável e definido.
·
Usar poucas palavras simples e falar
“faça isso” em lugar de “não faça isso”.
Desenvolvimento espiritual
ü Sente
e absorve com facilidade as atitudes espirituais do lar e da Igreja
ü Ela
sente que existe algo especial, quieto e piedoso nas orações e na leitura da
Bíblia.
ü Já
pode compreender muitas coisas a respeito de Deus: “Deus me ama”, “Deus cuida
de mim”, “Deus está comigo”, “Eu converso com Deus”, “Deus me ouve”, “Jesus
gosta de mim”.
ü Oração
não precisa ser explicada, só experimentada.
ü “Nunca
se esqueça de orar com a criança e por ela”
ü Para
trabalhar com esta classe é necessário:
·
Estarmos realmente certos de que o
Espírito Santo atua diretamente nos corações. É um trabalho feito
individualmente, com cada criança!
·
Sala ampla e arejada.
·
Berço, cercados, carpete e motivos
infantis.
·
Gravador (com fitas de cânticos
simples).
·
Livros de pano, material bem colorido e
que a criança pode chegar e até colocar na boca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário