quarta-feira, 18 de abril de 2012

Culto Infantil


        
Em algumas Igrejas o CULTO INFANTIL é o cultinho. Essa expressão surgiu para denotar que o trabalho era para as crianças. A idéia era mostrar um momento de louvor e adoração na linguagem da criança.
Entretanto, cultinho também dá a impressão de culto menor, inferior, o que não ocorre na realidade. Consideramos, portanto o CULTO INFANTIL, o culto a Deus é um grande momento em que as crianças se colocam diante do SOBERANO SENHOR, em atitude de gratidão por tudo que Ele lhe tem dado. Seguem-se alguns esclarecimentos sobre o CULTO INFANTIL.

      1) O que é CULTO INFANTIL?
O culto infantil é a adoração que as crianças prestam a Deus, diferente da Escola Dominical. Na Escola Dominical a criança comparece para estudar e aprender. No Culto Infantil, ela aprende a apresentar todo o seu ser ao Senhor, numa atitude de adoração.

 2)     Finalidade do CULTO INFANTIL.

a) Oferecer a criança um culto a altura de sua compreensão.
b) Proporcionar à criança condições favoráveis para o seu aprendizado de Adoração;
c) Ensinar a participar do CULTO com reverência;
d) Estimular a participação do CULTO INFANTIL: Liturgia, louvor, oração, etc.

3)   Tempo de duração do CULTO INFANTIL.
Varia de local para local. O culto pode ocorrer durante a mensagem do Pastor, sendo assim, quando na liturgia for entrar na mensagem, as crianças se dirigiam ao local do CULTO INFANTIL, tendo um tempo de 40 minutos. Também pode se iniciar no início do CULTO no templo, sendo de 1h30. Deverá ter um acordo entre o dirigente do CULTO, de adultos e o de crianças para que comecem e terminem no mesmo horário.

 4) Equipe de trabalho do CULTO INFANTIL.

a) Coordenador Geral: Responsável pelo bom funcionamento do trabalho, escolha do material usado, escala das equipes, etc.

b) Dirigentes: No CULTO INFANTIL, os responsáveis são denominados de Dirigentes, e são aqueles que vão conduzir o CULTO, trazendo a mensagem, orientando as atividades, etc.

c) Músico: O músico acompanhará o período de louvor. Na ausência de um músico, use play back  ou cantem à capela.

     6) Local, móveis e equipamentos do CULTO INFANTIL.
Salão com cadeiras ou bancos para crianças, mesa para o dirigente, recursos audiovisuais como retroprojetor, lousa, quadro de giz, instrumentos musicais, som, etc.

Nenhum comentário: