quarta-feira, 18 de abril de 2012

O Ensino por faixas etárias


Criança Maternal (2 – 3  anos)

Desenvolvimento físico

ü  É uma bola de atividades. Já acorda de manhã com muita energia, entusiasmo e curiosidade.
ü  Tem uma facilidade de linguagem.
ü  Critério e autocontrole limitados.
ü  Seus músculos crescem rapidamente e está pronto para usá-los levantando e carregando, puxando e fazendo força para mover objetos grandes e pesados.

Desenvolvimento Intelectual

ü  Aprende depressa. Ele adora ver e ouvir coisas novas, mas ainda gosta de tocar, provar e cheirar tudo. Devemos induzi-la a usar todos os sentidos.
ü  Aprende através da experimentação e está desenvolvendo a imaginação.
ü  Gosta de “fingir” que é adulto, que está comendo alguma coisa gostosa.
ü  Gostam de gravuras simples, sem muitas linhas e detalhes, gravuras que representem o que ele conhece (família, lar, amigos...). Consegue apontar coisas e pessoas nas gravuras e dizer seus nomes.
ü  Não pode forçá-la a falar, mas pode conversar com ela, cantar para e com ela.
ü  Gosta de repetição, rima e ritmo.
ü  Ouve com atenção e concentra-se por dois ou três minutos.
ü  Seu raciocínio e a memória não estão desenvolvidos, e suas experiências são limitadas.
ü  Não tem noção do tempo.
ü  Já pode sentir alegria, exaltação e afeição.
ü  Sente medo e pode demonstrá-lo chorando, tremendo, fugindo ou ficando quieto e rígido.
ü  Aprende com mais facilidade se o professor.

Para trabalhar com essa classe é necessário:

·         Conseguir sua atenção antes de falar.
·         Falar diretamente com ele (ajoelha-se ou sente-se em uma cadeira baixa para que seja fácil os olhos se encontrarem).
·         Usar um tom calmo, agradável e definido.
·         Usar poucas palavras simples e falar “faça isso” em lugar de “não faça isso”.

Desenvolvimento espiritual

ü  Sente e absorve com facilidade as atitudes espirituais do lar e da Igreja
ü  Ela sente que existe algo especial, quieto e piedoso nas orações e na leitura da Bíblia.
ü  Já pode compreender muitas coisas a respeito de Deus: “Deus me ama”, “Deus cuida de mim”, “Deus está comigo”, “Eu converso com Deus”, “Deus me ouve”, “Jesus gosta de mim”.
ü  Oração não precisa ser explicada, só experimentada.
ü  “Nunca se esqueça de orar com a criança e por ela”
ü  Para trabalhar com esta classe é necessário:
·         Estarmos realmente certos de que o Espírito Santo atua diretamente nos corações. É um trabalho feito individualmente, com cada criança!
·         Sala ampla e arejada.
·         Berço, cercados, carpete e motivos infantis.
·         Gravador (com fitas de cânticos simples).
·         Livros de pano, material bem colorido e que a criança pode chegar e até colocar na boca.

Nenhum comentário: