quarta-feira, 18 de abril de 2012

Ensino por faixas etárias


Criança de 3 e 4 anos

Uma criança de 3 anos pensaria assim de si mesma:
“- Como é gostoso ter 3 aninhos! Posso correr depressa, ás vezes mais depressa que minha mãe. Posso subir nas árvores e até nas prateleiras mais altas da cozinha. C0nsigo pular num pé só. Consigo construir com blocos, dobrar papel, pendurar objetos nos lugares e desenhar algumas coisas. Gosto de brinquedos de moldes, contas e brinquedos de lata. Gosto de desmontar coisas – só pra ver o que tem lá dentro. Sei guardar brinquedos, mas geralmente gosto que outra pessoa me ajude. Gosto de conversar e fazer um montão de perguntas.”
Nesta fase a criança aprecia e precisa de livros de figuras que ajudarão a distinguir os objetos que constituem um mundo, pois está começando a desenvolver “imagens mentais”, a visualizar mentalmente as coisas que são mencionadas.
Está pronta para brincar com as crianças, não somente perto delas. (mais de 4 anos).

Desenvolvimento Físico:
ü  Ela está crescendo rapidamente, tem muitas energias (planeja atividades com movimento).
ü  Adoece com facilidade (mantém o ambiente sadio)

Desenvolvimento Mental, emocional e social:
ü  É muito curiosa e sensível.
ü  Já toma decisões. (ofereça oportunidades para que investigue sobre as maravilhas de Deus).

Desenvolvimento Espiritual:
ü  É confiante e imitador. (O professor deve ser exemplo de confiança e fé em Deus)
(*Com 4 anos a criança pode ter um relacionamento pessoal com Deus se você souber guiá-la, sempre em oração.)
Para trabalhar com essa classe é necessário:
·         Atenção: 5 a 10 minutos. Várias atividades por aula.
·         Memória: aprende de tudo. Gosta de ouvir a mesma história. Percebe detalhes.
·         Imaginação fértil gosta de dramatizar.
·         História: repetir de 2 a 3 vezes. Usar visuais diferentes.
·         Versículo: 1 por mês, com visual, desenhado, no varal, vareta, flanelógrafo, molde vazado.
·         Trabalho de fixação: quebra-cabeça, molde vazado, colagem, colorir, recortar, montar, dobraduras (barco, balão).
·         Material ilustrativo: flanelógrafo, tabuleiro de areia, bonecos e bichinhos, fantoches, cartazes, livros de gravuras.
·         Cânticos: de acordo com a lição, ilustrados.
·         Mobília: mesa com cadeiras, na altura das crianças.

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