quarta-feira, 18 de abril de 2012

Ensino por faixas etárias




Crianças 5 e 6 anos

Há algumas características que são comuns nas crianças desta faixa etária e nos ajudam a conhecer melhor nossos alunos. Vamos considerar tais características e, também, como podemos usá-las em nosso planejamento de ensino.





Características
Como usá-las
São ativas
Providenciar várias atividades para que as crianças possam mudar de uma para outra, sem ficar cansadas.
Tem pouco poder de concentração
Histórias, cânticos, jogos, atividades, precisam ser curtos e do interesse das crianças, para que elas não disperse a sua atenção. (1 min/cada ano)
São curiosos
Proporcionar atividades que as crianças possam usar seu senso de investigação e curiosidade. Proporcionar experiência com água, tinta e barro. Planejar contato com a natureza, dentro e fora da sala.
Tem vocabulário limitado
Usar sempre palavras que as crianças compreendam. Nas histórias, cânticos, conversas, estejam certas que as crianças podem entendê-las.
Gostam de conversar
Os professores precisam ouvir a criança. Ao fazer perguntas as crianças esperam ouvir respostas que sejam verdadeiras. Precisamos compreender realmente esta característica das crianças para poder ajudá-las.
Estão exercitando os músculos maiores. Tem pouco controle dos músculos menores.
Proporcionar experiências para que a criança possa correr pular. Para desenho dê sempre papel grande e lápis grande também.
Gostam de “fazer de conta”
Dar oportunidade para que a criança possa dramatizar ou “fazer de conta”, brincando de casinha, de gente grande, etc.
Gostam de música
Tenha sempre música na sala. Cante com as crianças sempre que tiver oportunidade.
Entendem linguagem simples.
Nunca usar símbolos. Por isso, cânticos, histórias, figuras e orações não devem conter símbolos e, sim linguagem simples.
Gostam de brincar
Brinque e trabalhem com as crianças através do brinquedo elas devem ter oportunidade de praticar o viver cristão. Providencie material para as brincadeiras.
Gostam de ajudar
De tarefas que podem cumprir, e use frases de aprovação para que as crianças possam se sentir úteis. Gostam de ser incentivadas a fazer algo para ajudar.
Cansam facilmente
Intercale períodos de atividades mais lentas com outras mais ativas. De tempo para que possam descansar.

Crianças nesta idade gostam muito de ouvir historia. Aproveite, então, pois a história é um dos métodos mais eficazes do ensino. A história bem contada ajuda sempre a transmitir aquilo que queremos ensinar e as vezes temos dificuldade de transmitir às crianças. Elas conseguem prestar mais atenção na historia quando estão em grupos pequenos. Elas gostam também de fazer descobertas. Aprendem através dos cincos sentidos. São muito curiosas e devem ter oportunidade de satisfazer esta curiosidade, mas cuidado para que não se machuquem.


Gostam demais de brincar com água. Isto ajuda a criança a desenvolver seu senso de tato, além de ser uma boa terapia para crianças com tensões. Trabalhando e brincando juntas também ajuda a criar bons hábitos.


Participar de jogos é uma boa maneira de integração do grupo, e são muito divertidas para as crianças dessa idade. Através das brincadeiras as crianças poderão se relacionar melhor aprendendo a dividir seus brinquedos, a aceitar as outras crianças como parte do grupo, etc.


Para trabalhar com essa classe é necessário:

·         Atenção: 10 a 20 minutos.
·         Muita energia. Explorar os sentidos e aparelho motor. Gosta de ter responsabilidade.
·         Música: gosta de ritmo – bandinha, corinhos movimentados com visual. Cânticos de acordo com a história: 1 a cada lição.
·         Trabalhos de fixação: alinhavos, encaixes, quebra-cabeça, recortes, colagem, modelagem (massa e argila), pintura, dobradura, desenho, bonecos de sucata, blocos, mobília de caixa de fósforo (bíblia).
·         História: usar flanelógrafo, cartazes, bonecos, mímica, dobradura, fantoche, marionetes, cineminha, slide, vareta, quadro de pregas, giz e quadro negro/branco.
·         Versículo: ilustrados, 1 a cada lição: pequenos e simples. Explicar o significado.
·         Dramatização: a criança gosta do “faz de conta”, dramatizar a história como fixação.

Nenhum comentário: