quarta-feira, 18 de abril de 2012

Sábado Legal - Tarde Evangelística


         Hoje as crianças, mais do que nunca, estão enfrentando ameaças e filosofias destrutivas de todos os lados. O materialismo, o humanismo, a imoralidade é considerada norma e é propagado minuto após minuto na televisão, nas bancas, na rua, na internet, etc. Por falta de força interior o jovem e o adolescente e até as crianças procuram um escape falso nas drogas e outros vícios que os tornam escravizados. Onde está a solução? Somente em Deus, com seus princípios revelados na Bíblia, pode resolver o problema.
            Mesmo as crianças da Igreja, filhos de crentes ouvindo os ensinos bíblicos não tem imunização automática contra os problemas, eles precisam aceitar a Cristo como Salvador, para que eles tenham vidas sólidas eles precisam seguir princípios bíblicos.
            E as crianças não crentes, que não são da Igreja? Será que elas podem encontrar proteção em Deus? A nossa responsabilidade é providenciar para que essas crianças tenham oportunidade de conhecer a Deus e a Sua Palavra. Será que existe um meio de evangelizar as crianças e dar assistência espiritual? Existe: Sábado Legal, Escola Bíblica de Férias, Classe dos Cinco dias (nos lares evangélicos) outros locais da comunidade como Escolas, Creches, Hospitais, etc.

   NA VERDADE, O QUE É SÁBADO LEGAL

 É um trabalho num sábado à tarde – com ambiente informal, aconchegante. Uma tarde de evangelização e testemunho.
É um sábado para crianças – é indiscutível que a infância é a melhor idade para as crianças virem até Jesus e aprender o Seu caminho.
É uma tarde de sábado para as crianças da vizinhança da Igreja – a criança que mora perto da Igreja recebe os convites para irem num trabalho especial feito só com linguagem ao entendimento dela.
É um trabalho bíblico – onde a Palavra de Deus é fiel e sistematicamente ensinada através de lições bíblicas, cânticos, memorização de versículos bíblicos, etc. O ensino é planejado, preparado e apresentado com a ajuda de visuais.
 É um trabalho Cristocêntrico – Jesus Cristo é o centro do trabalho sendo anunciado. E a criança não salva tem a oportunidade de receber Jesus como Salvador de sua vida.

 ATIVIDADES ESPECÍFICAS DESTE DEPARTAMENTO

·         Evangelização de crianças.
·         Promoção do entrosamento e socialização das crianças da Igreja e comunidade.
·         Prática esportiva, jogos e brincadeiras.
·         Visitação às famílias das crianças não evangélicas e outras

OBJETIVOS:

 Evangelizar crianças que não são da Igreja;  
Oferecer uma recreação saudável a todas as crianças;
Proporcionar momentos de confraternização e sociabilidade;
Entrosar as crianças da Igreja com as da comunidade;
Visitar e Evangelizar as famílias das crianças não crentes.

EQUIPE DO SÁBADO LEGAL

O Sábado Legal é um trabalho de equipe, e os membros dessa equipe são membros do Corpo de Cristo, a Igreja.
O Sábado Legal depende do desempenho fiel de pessoas chamadas por Deus para este ministério.
Participantes do Sábado Legal:

A COORDENADORA

Sente o peso pela Salvação das crianças perdidas e preocupa-se com as crianças já salvas;
·         Anseia por ver o Evangelho compartilhado com cada criança moradora aos arredores da Igreja. Ora e chora pela vida dos pequeninos e seu coração alegra grandemente com cada um que aceita a Cristo;
·         Procura encontrar sempre um meio para fazer cada criança moradora dos arredores da Igreja para ouvir e participar do Sábado Legal;
·         Prepara tudo na sua Igreja para que esteja pronta e preparada para receber as crianças com antecedência;
·         No seu coração está o desejo de cooperar com o professor. Sua atitude é de amor e solicitude e nunca de crítica;
·         Ama as crianças mais que as coisas materiais.


   PROFESSORES

·         Não deve impressionar com números. Começa mesmo aos poucos e deixa as classes crescerem à medida que as crianças são salvas, vão trazendo seus amiguinhos.
·           Prepara do melhor modo possível  e com antecedência o material que vai usar.
·           Começa e termina na hora.
·           Chega antes do horário na Igreja para ter tempo de orar com a Coordenadora e toda a equipe.
·           Prepara a sua sala antes para receber as crianças.
·           Mantém a ordem, sendo bondoso, porém firme. Corrige com amor.
·           Faz a classe um lugar feliz mantendo as crianças ocupadas.
·           Usa prêmios para estimular missões e memorização de versículos, demonstrando sempre apreciação pelos esforços feitos pelas crianças;
·           Não desanima. Avança sempre na força do Senhor;
·           Procura sempre se aperfeiçoar no preparo e na apresentação de suas lições;
·          
Sua preocupação primeira é preparar sua lição, utilizando a Bíblia, o manual e todos os recursos (visual, auditivo, olfativo, paladar e tato) para transmitir a MENSAGEM que deve ser aplicada à criança crente visando seu crescimento espiritual, e à criança não crente evangelizando-a.
·           Se for possível ter uma auxiliar, esta se encarregará das boas vindas, chamada, campanhas, atendimento às necessidades das crianças, etc.

EQUIPE APOIADORA

Uma equipe de apoio é fundamental para que o Sábado Legal, cumpra sua finalidade na evangelização e discipulado das crianças. Após um trabalho de sensibilização de toda Igreja, faça o convite para os membros participarem de algumas destas equipes aqui relacionadas:

  Liderança da Igreja:

·         Nenhum trabalho do Sábado Legal deveria ser planejado e organizado sem o conhecimento e aprovação do Pastor e do Conselho da Igreja;
·         O Pastor e o Conselho da Igreja não somente devem ter conhecimento do Sábado Legal, com também devem visitar, apreciar e preparar a integração das crianças e seus familiares à Igreja.

  INTERCESSÃO:

·         A oração é imprescindível para o sucesso do Sábado Legal.
·         Se houver possibilidade de haver intercessores no mesmo horário de funcionamento será melhor.
·         A coordenadora deve fornecer aos intercessores os assuntos de oração bem como as respostas.
·         Será bom que orem pelas crianças nominalmente.

JOGOS E BRINCADEIRAS:

·         Sempre que possível é bom que haja outra equipe responsável, desincumbindo o professor desta tarefa a fim de que ele se dedique integralmente ao ENSINO.
      
      LANCHE:
·         Sempre que possível é bom que haja outra equipe responsável, desincumbindo o professor desta tarefa a fim de que ele se dedique integralmente ao ENSINO.

RESPONSÁVEIS PELA PORTARIA:(Recepção, vigilância e inscrição das crianças)

 VISITA A LARES NÃO EVANGÉLICOS:
·         Sugere-se que sejam feitas pela coordenadora e/ou outros membros da equipe que sejam familiares às crianças.

·         A equipe de visitas entrará em contato com as famílias podendo utilizar o álbum fotográfico evangelístico, eu através de fotografias do sábado legal e de alguns trabalhos da Igreja, explicará aos pais todo trabalho desenvolvido no Sábado Legal.

CONTEÚDO: Projetos Evangelísticos como: Coragem para dizer Não, O livro sem palavras, Os frutos do Espírito, etc.

  PROGRAMA
Todo o programa do Sábado Legal deve ser bem planejado com boa antecedência. Deve ser programado em torno da lição:
Sugestão de programa:
I)                   14h30 às 15h – Abertura (Recepção: Boas Vindas, Oração, Versículo, Cânticos e avisos)
II)                15h às 16h – Em sala (Boas Vindas, Oração, Versículo, Cânticos, História, Trabalho de fixação ou manual)
·         Tendo em vista o número de crianças, organize 05 salas de acordo com o plano da salvação. Ex:
·         Amarela – 3 a 4 anos
·         Escura – 5 a 7 anos
·         Vermelha – 8 a 10 anos
·         Branca – 11 a 12 anos
·         Verde – Acima de 13 anos

III)             16h às 16h15 – Lanche
IV)             16h15 às 17h – Jogos de salão (ping e pong, bimbolim...) quadras (futebol, vôlei, queimada) pátio (bambolê, peteca, etc.)
·         Sugere-se seguir rigorosamente os horários.
·         Para as mães que acompanham os filhos durante toda tarde. Sugere-se também uma classe especial para elas com uma meditação bíblica e artesanato ou Classe para Pais, caso os homens queiram participar. Sugere-se que use o mesmo tema das crianças com as devidas aplicações.

 CONVITES
“A propaganda é a alma do negócio” é a razão neste dito. Portanto vale a pena:  fazer convites, distribuí-los entre as crianças. Nestes convites pode se indicar: Local, dia, horário e o programa. Utilizar os adolescentes e jovens que se vestem de palhaço e distribuem os convites e pirulitos de casa em casa. Distribuir nas escolas próximas, utilizar o carro ou bicicleta de som. Incentivar os pais da Igreja a trazerem seus vizinhos ou parentes não crentes.
·         Convide pessoalmente as crianças aos arredores da Igreja, pode-se convidar jovens e crianças maiores para se vestirem de palhaços, para distribuir os convites e pirulitos. Eles poderão explicar aos pais que seus filhos ouvirão histórias, cantarão músicas e serão bem cuidados.
·         Incentive as famílias da Igreja a trazerem suas crianças, vizinhos e parentes.
·         Procure as escolas mais próximas e distribua os convites em sala ou no portão da saída.
·         Estimule as próprias crianças que participam do Sábado Legal a trazerem seus coleguinhas.


            ENCAMINHAMENTO DAS CRIANÇAS EVANGELIZADAS PARA PARTICIPAREM DA IGREJA.

Anote o nome, endereço e telefone de todas as crianças, mande correspondência, convites para os trabalhos da Igreja.
Acompanhe de perto o entrosamento destas famílias na Igreja.
Para que o programa do Sábado Legal tenha um valor especial, ele terá que ser dinâmico, atraente, bom conteúdo, boa recreação. Pode-se também  ressaltar as datas especiais, dia das mães, dia dos pais, mês da família, concursos, aniversários das crianças, etc.
OBS: Esta mesma sistemática poderá ser utilizada na Escola Bíblica de Férias. O que varia é o número de dias (3 a 5 dias consecutivos) e a culminância é feita na Escola Dominical.

 NA SOCIEDADE EM GERAL

a)      ESCOLAS E CRECHES PÚBLICAS E/OU PARTICULARES: Este trabalho tem sido a maior benção para a Igreja na propagação do evangelho.
·         Sábado Legal e/ou EBF: Deve-se procurar a direção da escola, apresentar-lhe o projeto (ex em anexo), sensibilizá-la, demonstrando o nosso interesse, não só nos ensinamentos bíblicos, mas também quanto aos valores éticos, morais, o envolvimento da família, etc. A Escola cederá as dependências e a Igreja arcará com todas as despesas do trabalho que é realizado aos sábados de acordo com as exigências da Escola.
·         Ensino Religioso: Realizado nas Escolas no horário normal das aulas, conforme o currículo da Escola. Este trabalho envolve toda Igreja, assim como uma boa equipe, tem dado bons resultados na vida das crianças e suas famílias.
b)     Hospitais: Muitos têm dado oportunidade para atividades recreativas com seus pacientes internos. A música é um bom exemplo.
c)      Outros locais e atividades: reforço escolar, teatro, trabalhos em datas comemorativas com a doação de roupas, visita a orfanatos, alimentos, evangelismo em condomínios fechados, rua do lazer, festas de aniversários, etc.

11 comentários:

Unknown disse...

O que seria o projeto "Coragem para dizer não"? Achei o tema interessante!!

RICARDO BARROS disse...

BOA TARDE NA APZ DO SENHOR.MEU NOME E RICARDO BARROS E MORO NA CIDADE DE ARATUBA NO ESTADO DO CEARA.
SOU DA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS, E FOMOS DESIGNADOS A FAZER UM TRABALHO EM UMA CERTA REGIAO, CARENTE COM ENTRADAS DE DROGAS E PROSTITUICAO.
QUERO SABER SE POSSO IMPLANTAR ESSE PROJETO COM ESSE MESMO NOME?
OBRIGADO POR TUDO....
WHATSSAP 61 9 82236739
CONTATO TIM 85 9 98644254
RICARDODE BARROS

Unknown disse...

Bom dia, Paz do Senhor que saber se posso utilizar esse projeto na igreja onde frequento, é muito interessante...
Obrigada e Deus abençoe
Caren Almeida

Unknown disse...

achei muito interessante quero aplicar isto no sábado com as com as crianças ideias podem me mandar

Unknown disse...

A PAZ DO SENHOR....trabalho com o ministério infantil em minha igreja e gostaria de implantar mais este projeto...posso usar o.mesmo nome?
No texto você fala sobre o projeto "em anexo"...como posto ter acesso a ele?

Unknown disse...

oi

Unknown disse...

Paz do Senhor.Sou da igreja Betel Casa de Deus e estou preparando justamente a acaa dessa na minha comunidade posso usar a ideia Sabado Legal ?

Linelda Pires disse...

Olá, meu nome é Linelda....trabalho com crianças no sábado também...com o nome *Tarde Alegre* mas com o mesmo objetivo....amei as suas idéias esclarecedoras....vc pode por gentileza disponibilizar o material de trabalho, ou seja, os planejamentos diário? Iria nos ajudar muito. Desde já agradeço
Que Deus continue abençoando o seu trabalho.
lineldapires@Gmail.com

Unknown disse...

Paz! Meu nome é Romário...vou começar a trabalhar com crianças no sábado também...04/2019,com o nome *Tarde Alegre* mas com o mesmo objetivo....gostei das as suas idéias esclarecedoras... Haveria a possibilidade de vocês por gentileza disponibilizar o material de trabalho, ou seja, os planejamentos diário? Iria nos ajudar muito. Desde já agradeço
Que Deus continue abençoando o seu trabalho. rsouza1206@gmail.com

Unknown disse...

A paz, estou comecando agora o ministerio de evangelismo infantil, na rua e pretendo atingir escolas tambem. Ha possibilidade de me disponibilizar esse projeto?

Unknown disse...

Onde fica ?
É todo sábado ?